.jpg)
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva informou nesta quinta-feira (31) a confirmação de mais 59 casos de dengue em Bauru, sendo 58 autóctones e um importado. Assim sendo, em 2013, até o momento, Bauru totaliza 172 casos da doença, sendo 168 autóctones e quatro importados.
A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, que acomete somente o ser humano, de gravidade variável, causada pelo vírus da dengue transmitido do gênero Aedes. A transmissão segue o seguinte ciclo: o mosquito transmissor do vírus pica a pessoa infectada e em seguida, através de uma nova picada, transfere o vírus para outra pessoa.
Após o contato com o vírus, a doença poderá se manifestar em média, dentro de 6 dias e alguns dos sintomas são: inicio súbito de febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura, nas juntas, podendo surgir manchas avermelhadas na pele. Ao aparecer os sintomas, a pessoa deverá procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua confiança e evitar a automedicação.
Havendo confirmação de casos na família, os demais moradores da residência que apresentarem qualquer sintoma característico acima citado, também deverá procurar atendimento médico imediatamente para os devido exames e tratamento.
As equipes dos agentes de endemias permanecem nesta semana, com as ações de bloqueio nos regiões dos bairros Jd. Ouro Verde, Vila Ipiranga, Independência, Jd. Ferraz e Granja Cecília, onde está concentrada a maior parte dos casos. Entretanto, toda a população deverá estar alerta para as ações de prevenção contra a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém orientação a todos os profissionais das redes de saúde pública e privada para que redobrem a atenção em casos que apresentem os sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, viabilizando, dessa forma, a agilização e qualidade do atendimento, bem como o controle da dengue.
A Secretaria aguarda o resultado do exame de isolamento para o conhecimento de que tipo de vírus causador da doença circula no município.
fonte : jcnet.com
Postar um comentário