ULTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 6 de março de 2013

Governo venezuelano decreta luto de sete dias após morte de Hugo Chávez


Em meio a muitas incertezas sobre o futuro, a Venezuela se despede do presidente Hugo Chávez. O corpo de Chávez será velado na Academia Militar de Caracas e o enterro está marcado para sexta-feira (8).
O governo decretou luto de sete dias. A morte do líder bolivariano causou comoção no país, e aconteceu em um momento de nova tensão com os Estados Unidos.
Os venezuelanos foram às ruas para chorar a morte do líder. “Era nosso comandante máximo, nosso guia no processo revolucionário”, diz um homem.
“Vocês não imaginam a grande perda que estamos sofrendo hoje”, acrescenta uma mulher.
A multidão carregava cartazes e cantava slogans de apoio à revolução bolivariana. Muitos foram para a porta do hospital onde Chávez estava internado, em Caracas.
O anúncio da morte do presidente veio no meio da tarde. “Nosso presidente faleceu às 16h25”, informou, chorando, o vice-presidente, Nicolás Maduro.
Logo depois do anúncio, os chefes militares da Venezuela foram à televisão jurar lealdade ao vice-presidente. O ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, afirmou que Maduro vai assumir o poder interinamente e que em 30 dias novas eleições vão ser realizadas.
O provável candidato da oposição, Henrique Caprilles, pregou união, e disse que ele e Chávez foram adversários políticos, mas nunca inimigos. A presidente do Tribunal Supremo de Justiça disse que a população pode confiar na solidez das instituições.
Horas antes da confirmação da morte de Chávez, Maduro anunciou a expulsão de dois diplomatas americanos, acusados de tentar aliciar militares venezuelanos para um golpe contra o regime. Maduro insinuou que os inimigos da Venezuela - ou seja, os Estados Unidos - teriam causado a doença de Chávez.
Em Washington, o presidente Obama lamentou a morte de Chávez e disse que deseja uma relação construtiva entre os dois países. Não houve reação oficial à expulsão dos diplomatas.
O jornal ‘The New York Times’ publicou artigo afirmando que Chávez era um político brilhante, mas incompetente. Gastou bilhões de dólares em programas para os mais pobres, mas deixou como legado inflação, desemprego e altos índices de criminalidade. A saída, conclui o jornal, foi botar a culpa nos Estados Unidos.

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Regipa Blog. Designed by OddThemes