ULTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bauru registra mais de 1.900 casos de dengue




Na quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, recebeu a confirmação de mais 98 casos autóctones de dengue. Sendo assim, Bauru totaliza, em 2013, 1.966 casos da doença, com 1956 autóctones e 10 importados. Uma pssoa morreu devido à doença.


A Secretaria Municipal de Saúde mantém orientação a todos os profissionais das redes de saúde pública e privada para que redobrem a atenção em casos que apresentem os sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, viabilizando, dessa forma, a agilização e qualidade do atendimento, bem como o controle da dengue.


Durante esta semana, os agentes de endemias permanecem nas regiões dos bairros da região da Vila Ipiranga, Vila Nipônica, Jardim Prudência, Nova Esperança e Vila Industrial com trabalho de bloqueio de criadouros e as equipes de nebulização trabalham na região do Jardim Terra Branca.

Após o contato com o vírus, a doença poderá se manifestar em média, dentro de seis dias e alguns dos sintomas são: inicio súbito de febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura, nas juntas, podendo surgir manchas avermelhadas na pele.

Ao aparecer os sintomas, a pessoa deverá procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua confiança e evitar a automedicação.
Havendo confirmação de casos na família, os demais moradores da residência que apresentarem qualquer sintoma característico acima citado, também deverá procurar atendimento médico imediatamente para os devidos exames e tratamento.

A Secretaria alerta à população que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, só é possível desde que haja condições da sobrevivência das suas larvas, que é a água parada, e por esse motivo é que a colaboração da população é indispensável para o controle da doença.

De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental do município, todos os moradores, proprietários de imóveis com edificações habitadas e desocupadas ou de imóveis sem construções devem providenciar não só a capinação dos mesmos quando necessário, mas também a retirada de todo o lixo ou entulhos, já que as larvas do mosquito transmissor da dengue se proliferam em qualquer tipo de recipiente onde possa armazenar o mínimo de água possível, desde tampinhas de garrafas até garrafas pets, latas, baldes, etc.

A Divisão informa também, que é proibido atear fogo para queima de mato ou entulhos. Outras medidas preventivas devem ser adotadas pela população em todas as regiões da cidade, tais como:

_Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos.
_Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos os sanitários.
_Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível.
_Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros).
_Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias.

Outra forma de prevenção é procurar informações, antes de sair em viagem, sobre a situação da doença da região de destino, para evitar que a mesma seja contraída.

fonte:jcnet

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Regipa Blog. Designed by OddThemes