ULTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 16 de janeiro de 2016

Áreas às margens do rio Tietê alagam após abertura de comportas de usina

Os estabelecimentos comerciais às margens do rio Tietê na Avenida Pedro Ometto, em Barra Bonita (SP) e a área de lazer de Igaraçu do Tietê, também às margens do rio, ficaram alagadas depois que as comportas da usina hidrelétrica foram abertas na sexta-feira (15) após a chuva que atingiu a região nesta semana.



A AES Tietê, empresa que administra a hidrelétrica, informou que poderia haver aumento do nível do rio. Por isso, os comerciantes que trabalham nos quiosques da orla do rio Tietê em Barra Bonita retiraram equipamentos e mercadorias para não terem prejuízo com o alagamento. Até o momento não há informação de feridos ou desabrigados. 

A prefeitura de Barra Bonita disponibilizou o pavilhão de exposições para que todo o material de bares, restaurantes, quiosques e lojas da orla possa ficar guardado até o nível da água voltar ao normal. A ponte Campos Salles e a avenida Pedro Ometto estão interditadas. A navegação de turismo está suspensa.

Alagamento programado
A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos foi informada pela Agência Nacional das Águas (ANA) que o Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou que a vazão do reservatório de Barra Bonita foi aumentada de 2.000 m3/s para 2.800 m3/s. O aumento no volume liberado foi determinado pelo ONS.
De forma preventiva, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acionou os prefeitos das cidades de Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Macatuba, Pederneiras, Itapuí, Boracéia, Bariri, Arealva e Itaju. Além disso, a Defesa Civil do Estado também fez contato com a Policia Militar Ambiental, bem como o Corpo de Bombeiros e defesas civis municipais para dar suporte caso haja necessidade de remoção de famílias ribeirinhas. A Defesa Civil do Estado vai coordenar todo trabalho de orientação e suporte a famílias atingidas.
Fonte/Reprodução: G1 Bauru

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Regipa Blog. Designed by OddThemes