ULTIMAS NOTÍCIAS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Escola estadual de Lins ficará de ‘cara nova’ com ajuda de detentos

De “cara nova”, a Escola Estadual Professor Dorival Calazans Luz, que fica no bairro Rebouças, em Lins (102 quilômetros de Bauru), está quase pronta para receber os alunos neste início de ano letivo. Como parte de um projeto do governo do Estado de qualificação profissional, 25 reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) da cidade estão pintando as paredes internas e externas da unidade e ajudando a melhorar o meio ambiente escolar.



A diretora do CR de Lins, Maria Auxiliadora de Paula Meiado, explica que a pintura teve início no dia 29, por meio de parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A ação integra o Programa Via Rápida Emprego, coordenado pela SDECTI.

“A diferença em relação a outros projetos é que, durante as atividades, os reeducandos passam, ao mesmo tempo, por curso rápido de aperfeiçoamento de dois módulos, com 25 horas de aulas teóricas e outras 75 horas de aulas práticas. O objetivo é fazer com que os candidatos aproveitem a experiência com opção de trabalho fora dos presídios”, revela.

De acordo com Meiado, os detentos que participam do projeto de qualificação receberão bolsa-auxílio de R$ 420,00 e terão oportunidade até de se tornarem microempreendedores individuais. “Eles fizeram um serviço muito caprichado”, diz. “A previsão é de que os trabalhos terminem antes do retorno dos alunos, marcado para 15 de fevereiro”.

Benefícios

Na avaliação da diretora, além de contribuírem para a melhoria do ambiente escolar, os reeducandos têm a chance de se reinserirem no mercado de trabalho. “Eles podem depois ser contratados. Têm algumas empresas que já ficam de olho no pessoal do Via Rápida”, conta.

“Através dessa qualificação, abrem-se portas para eles e eles têm outras perspectivas de vida. A partir do momento em que ele está qualificado, eu acho que ele consegue fazer planos concretos para o futuro”.

Fonte/Reprodução: JcNet

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Regipa Blog. Designed by OddThemes